top of page
banner-anuncie-aqui-728x90.jpg
195261723_102099035442139_2852247979863643942_n.png

Aluno Autista Lança Livro no Mesmo Ano Que Se Instalou a Academia de Letras de Cianorte (ALC)


Rafael Pereira Teixeira

“Oh! Bendito o que semeia Livros à mão cheia, E manda o povo pensar!” – Castro Alves

A cultura cianortense está realmente cada vez mais visível, em alta, encerrando o ano de 2022 com “caneta e livro de ouro”, a exemplo do lançamento de um livro, por um autor e escritor no espectro autista, no mesmo ano em que foi fundada a Academia de Letras Cianortense.


Posto que o estudante Rafael Pereira Teixeira, de 12 anos, do 5º. Ano B, da Escola Municipal Castro Alves, realizou no dia 08 (quinta-feira), sua manhã de autógrafos do livro “A Batalha”. O anfiteatro da UEM foi palco de grande visibilidade, cujos convidados foram tomados de emoção.


O lançamento da obra “A Batalha” é fato inédito na literatura da Capital do Vestuário, tendo em vista a idade e condição de seu autor Rafael, um escritor infantojuvenil autista.

Isso prova de fato que existe uma especial estrutura humana cianortense que vai se tornando cada vez mais vista e sentida: a convivência autista no meio social e apresentação de suas potencialidades.


Do Livro A Batalha


O escritor narra uma batalha onde o rei chamado Rafa é um herói igualzinho a ele mesmo, o autor. A obra então descreve sua própria visão de vida e comportamento, o que desperta no coração leitor(a) sentimento de alegria e de encantamento.


“A Batalha” também está sendo muito gratificante aos apoiadores do autor, pois torna visível, na prática, o poder de realização das pessoas no espectro autista e ratifica a mensagem “Lugar de autista é em todo lugar”.



Família do Rafael

“De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro.” – Fernando Sabino


Professores, diretora Ildiman Berbert e Rafael

Após anos de conscientização no município de Cianorte, a causa autista está saindo da invisibilidade e, neste caso, por meio da união da comunidade escolar, família, pastor Sidnei (gráfica) e amigos, ou seja, todos não mediram esforços na realização do sonho do autor do livro, Rafael Pereira Teixeira.



Leandro de Souza (professor da Turma do 5º ano B) e professora Ana Floripes


Vale registrar finalmente que a liderança desse trabalho é de Maria Eliane Bergamasco, professora de apoio educacional especializado (PAEE) que atendeu o estudante Rafael Pereira Teixeira.


“O Rafa é um garoto apaixonante, inteligente e muito criativo. Dono de um sorriso lindo. Em seu livro, ele narra uma batalha na qual um rei, que tem seu mesmo nome, é um herói que enche nossos corações de alegria”, disse a professora, Maria Eliane Bergamasco.

Sobre o Autor e Escritor do Livro A Batalha


“Estou muito feliz. Agradeço aos professores, à turma do 5º ano B e à minha família por todo apoio”, assim expressou o autor do livro "A Batalha" no momento da solenidade.




"Ter filho autista e saber me encaixar no mundo dele e não ele no meu mundo. Saber respeitar a hora dele querer brincar e não é todo dia que sorrirá. Não será toda vez que vai brincar. Não vai ser todo os dia que experimentará comida nova e sempre será a mesma. Vai chorar quando estiver em crise e sem motivo vai estar feliz. De manhã é bravo! Mais uma coisa, nem todos os dias abraçará, mas no olhar dele estará um bem grande 'Eu te amo', isso é, ele se manifestará quando gostar de verdade. Sempre estará ao lado da mesma criança e não será toda criança que se aproximará com facilidade. Isso é um pouquinho do meu mundo azul". Renata Pereira - mãe do escritor Rafael (texto publicado na Rede Social)




Para saber mais, acesse a página do Instagram @rafael_pereira_teixeira_livro ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (44) 9 9122-1290, para adquirir o livro
"O TEA ou apenas autismo, como é mais conhecido, se trata de um transtorno que afeta o comportamento, a comunicação e interação social. Alguém com o transtorno já apresenta sinais logo na infância, esses permanecem durante a adolescência e a vida adulta também. Cerca de 1 a 2% da população mundial possui TEA, sendo mais comum a realização do diagnóstico em pessoas do sexo masculino. Os fatores que fazem com que uma pessoa nasça com a condição são variados, como, em grande parte, a influência genética. Porém aspectos ambientais também fazem parte do contexto, como por exemplo: estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos. Contudo, não se sabe a causa específica para o aparecimento do autismo desde o nascimento". (professora Ana Floripes Berbert Gentilin)


Formandos da Turma do 5º. Ano B da Escola Municipal Castro Alves

Comentarios


WhatsApp Image 2021-09-20 at 21.07.08.jpeg
WhatsApp-Image-2019-03-14-at-17_24_06-30.webp
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
destaque-sua-empresa-na-internet.png
bottom of page