top of page
banner-anuncie-aqui-728x90.jpg
195261723_102099035442139_2852247979863643942_n.png
Paulo Sergio Pereira

Autoridades do Legislativo Conhecem Projeto Identidade vs. Preconceito: Políticas Públicas

Na manhã do último dia 25 de novembro (sexta-feira), vereadores cianortenses foram conhecer o projeto de pesquisa realizado pelos alunos da 2ª. Série D (turma Isaac Newton) e alunos da 3ª. Série C (turma professor Antonio Graciano Trentin), do Colégio Estadual Igléa Grollmann.


Da direita para esquerda, Gabrielle, Mayara, vereador Tuika, vereador Rodrigo, Richard, Miguel, Vitor Gabriel, vereadora Neuza, vereador Afonso, vereador Dejair e José Augusto


Estiveram no recinto da escola, na ocasião, os edis Afonso Lima, Neuza Casassa, Rodrigo Rezende, Tuika e pastor Dejair, a convite das diretoras Valquíria C. da Silva e Cristina Aparecida S. Santos, bem como da professora de Apoio Educacional Especializado e coordenadora do projeto Identidade vs. Preconceito, Ana Floripes B. Gentilin.
Na oportunidade os estudantes explanaram aos vereadores conhecimento científico com foco nas políticas públicas. O conteúdo teve como comprometimento a fidelidade à pesquisa, à postura acolhedora e de inclusão - em especial aos alunos no espectro autista. Ademais, alguns dos estudantes na condição mencionada apresentaram um pouco da arte por meio de desenhos e livro.



Da Apresentação do Projeto

Eduardo, José Augusto, Gabriel (2ª série Isaac Newton) e vereador Rodrigo Rezende

Na ocasião, a diretora Valquíria explicou que o projeto Identidade vs. Preconceito é desenvolvido na instituição de ensino, desde o ano de 2012. E o trabalho de pesquisa em equipe tem como objetivo disseminar conteúdos científicos, com intuito de minimizar o preconceito e mobilizar a sociedade a respeito da importância da elaboração e implantação de políticas públicas de inclusão escolar e social.

“Toda essa luta tem sido para promover a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista(TEA) no contexto regular de ensino, assim como em buscar garantia de atendimento por equipes multidisciplinares, principalmente da área da saúde”, revelou Ana Floripes, ao final, às autoridades presentes.


Momento em que o estudante Miguel, do 8º ano, cobra ação dos vereadores para viabilizarem a carteirinha de identificação das pessoas no espectro autista



Atividade Curricular 2022

Por suas vezes, os estudantes da 2ª. e 3ª. Séries da Escola, ao explanarem o resultado de suas pesquisas relacionado a atividade curricular de 2022 sobre o autismo, revelaram que o objetivo foi colher dados, tabulá-los, interpretá-los e apresentá-los, bem como identificar se os estudantes com indicativos e com diagnóstico de TEA recebem os suportes necessários das áreas da educação, saúde e assistência social. Segundo avaliações dos professores e alunos, neste projeto Identidade vs. Preconceito, na mesma ocasião, eles concluíram que diariamente é possível observar as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação, familiares e estudantes com indicativos e diagnóstico de TEA que frequentam a instituição Igléa Grollmann por ausência de suportes especializados dentro e fora do ambiente escolar.


Estudantes e vereador Tuika (autor da indicação nº 144/2021 – implantação de Centro de Referência em Autismo)


“É necessário destacar a importância de políticas públicas no sentido de viabilizar ações que resultem na criação de um equipamento público composto por equipe multidisciplinar, para que o atendimento especializado, aos estudantes em evidência, estejam em posição que favoreça a inclusão, efetivamente”, concluíram finalmente, na apresentação do Projeto.


Terceirão (turma professor Antonio Graciano Trentin – 2022)


OBRAS DE UMA POETISA CIANORTENSE

"Os passarinhos enfeitam os jardins e as florestas; São iguais às melodias, vivem n'alma dos poetas (...) – Obras do Poeta, Chitãozinho e Xororó

E no embalar da canção diz que qualquer tipo de música é inspiração, é tema para todo poeta e poetisa comporem suas obras. E assim foi para a inspirada aluna Giovanna Aparecida Santiago, da 2ª. Série D (Turma Isaac Newton) no final da mesma reunião, quando apresentou seu surpreendente belo projeto e pesquisa sobre as aves que frequentam o Colégio.

A estudante Giovanna entregou, aos vereadores presentes, a bela obra que compôs em conjunto com os pássaros, os quais costumam frequentar o Colégio Estadual Igléa Grollmann, na Capital do Vestuário. Ou seja, as autoridades do Poder Legislativo cianortense presentes puderam conhecer também o trabalho e pesquisa intitulado: “Colégio Estadual Igléa Grollmann Visto de Cima”.




Giovanna Aparecida Santiago, 16 anos



E Assim Diz a Jovem Poetisa Giovanna, Ao Observar Lá de Cima...

“A respeito dos pássaros que estive observando no colégio, eu anotei cada um num caderno para realizar um trabalho sobre eles; e agora, aqui estou. Ainda teremos muitos pássaros para observar, assim espero. E se após ter lido esse livrinho, alguma pessoa começar a prestar mais atenção aos pássaros, ficarei feliz”

A estudante do ensino médio do Colégio, Giovanna, cita ao final, uma inspiração transformadora: “Deixei uma ave me amanhecer”, ao mencionar, em seu livro, o autor Manoel de Barros.



Comments


WhatsApp Image 2021-09-20 at 21.07.08.jpeg
WhatsApp-Image-2019-03-14-at-17_24_06-30.webp
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
destaque-sua-empresa-na-internet.png
bottom of page