top of page
banner-anuncie-aqui-728x90.jpg
195261723_102099035442139_2852247979863643942_n.png

Entendimento Entre Prefeito e Presidente do Legislativo Pauta a Ambientalista Aida Franco

O majestoso parque Cinturão Verde é o xodó do povo cianortense, assim como os animais silvestres e especialmente o pets que povoam a cidade nas residências e nas ruas. Tratá-los politicamente é um desafio para as autoridades.




Em função disso, o prefeito da cidade que abriga esse patrimônio verde municipal, Marco Franzato, em entendimento com presidente do Legislativo, Wilson Pedrão, trouxe para seu governo a professora e ativista ambiental Aida Franco, por conta até mesmo das pressões que chegam até os vereadores.


Esse entendimento entre o prefeito Marco Franzato e o presidente Pedrão repercutiu bem e vem alimentando expectativas sobre o que virá pelo futuro, no manejo com esse parque ecológico e com a política da Divisão do Bem Estar Animal.


Muitos problemas, acumulados, inclusive de gestões antecessoras, sobrecarregam a SEMMA, já tensionada pelas repercussões no poder Legislativo que inclusive tem seu peso (vereador Afonso Lima) no Conselho Municipal do Bem Estar Animal, o que obriga a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Dani Parreiras, tentar harmonizar o ambiente humano com o meio ambiente natural.



Sugerida ainda mais ação contra abandono de animais em Curitiba


Além da conscientização sobre a guarda responsável de cães e gatos, como instalação de placas de orientação sobre o crime de abandono de animais, os curitibanos querem instalação de mais câmeras de vigilância, em lugares estratégico dos descartes.


Nota-se que se os radares, câmeras de vigilância funcionam tão bem no processo das multas no transito da capital, devem também ajudar - em muito - para registrar flagrantes de abandono de animais.


Animais No Transporte Coletivo Curitibano

Já se admite estudos para transporte de animais domésticos no transporte coletivo da Capital, como por exemplo, os cães-guias, com até 15 quilos, em apoio às pessoas com deficiência visual;

Já aqueles animais com até cinco quilos poderão ser transportados, por qualquer passageiro, em bolsas, sacolas ou mochilas, desde que forradas com material absorvente.


Curitiba poderá regulamentar instalação de espaços pet friendly: boa convivência e bem-estar

Segundo o entendimento politico, é o estabelecimento comercial que irá optar ser um espaço pet friendly, nessa iniciativa de regulamentar os chamados espaços “pet friendly”.


Esses espaços são uma tendência na Capital paranaense, a exemplo de um dos shoppings da cidade, localizado na região central de Curitiba, que recentemente inaugurou uma área especialmente dedicada aos seus clientes com seus queridos pets.



Consolidação das Leis de Proteção Animal é Discutida em Curitiba
É uma ação política complexa, pois pretende consolidar toda a legislação de defesa animal da capital do Paraná. São 170 itens. A realidade é que existe um lapso de aproximadamente 33 anos, desde a edição da primeira lei que regulamentou a rede de proteção aos animais na Capital.
Existem regulamentações superadas e que precisam ser revogadas, outras revisadas e adequadas, etc. Mas existem também novas previsões, por exemplo, de que proprietários de “cães de raças notoriamente violentas e perigosas” deverão ter “seguro para danos causados a terceiros pelo animal de sua propriedade. Também, cães, desse tipo, que estiverem transitando sem focinheira poderão ser apreendidos, cuja fiança será de R$ 500 para reavê-los.

O que se pretende, afinal, é consolidar toda a legislação de defesa animal da capital do Paraná.
WhatsApp Image 2021-09-20 at 21.07.08.jpeg
WhatsApp-Image-2019-03-14-at-17_24_06-30.webp
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
destaque-sua-empresa-na-internet.png
bottom of page