top of page
banner-anuncie-aqui-728x90.jpg
195261723_102099035442139_2852247979863643942_n.png

Maior Bancada Feminina da História da Câmara Curitibana Quer Espaço Amamentação, Fraldário e Doulas


O pedido saiu entre as 09  Vereadoras eleitas curitibanas que compõem a histórica bancada feminina curitibana. Foi, então apresentada a  necessidade da ampliação de políticas públicas voltadas às mães, gestantes e parturientes, a exemplo de instalação de salas de amamentação em prédios que integram a administração municipal, direta e indireta, fazendo com que Curitiba se alinhe às normas internacionais e às recomendações nacionais




Com relação a implantação da medida na Câmara Municipal curitibana, foi citado o exemplo de uma assessora parlamentar que está amamentando no momento, sem espaço apropriado para isso. “Eu fico atrás dos armários do gabinete para amamentar porque não tem um lugar adequado", revelou


Fraudário na Prefeitura de Curitiba E o assunto vai mais além, porque segundo as edis curitibanas, uma delas que é mãe e sempre recebe a visita da filha em seu gabinete parlamentar, disse que o Legislativo também precisa instalar fraldário. “Eu tenho que trocar a fralda no sofá do meu gabinete ou na bancada do banheiro. Não tem espaço [adequado] nem para minha filha nem para os filhos de outros que vierem à Câmara”, alertou, para depois emendar que o Palácio 29 de Março (Prefeitura de Curitiba) também não tem espaços para troca de fraldas ou amamentação.


Atendimento às Gestantes e a Presença de Doulas

A Câmara Municipal da Capital de todos os paranaenses, também formalizou o pedido por melhorias no atendimento às gestantes na rede municipal de saúde, em especial, àquelas de alto risco, observando a lei municipal que regulamenta a presença das doulas no trabalho de parto, no parto e pós-parto imediato, nas maternidades, casas de parto e hospitais da cidade.

Segundo denúncias na Casa Legislativa, em Curitiba, há demora e burocracia exagerada no atendimento e agendamento destinado às gestantes, inclusive àquelas que têm gestação de alto risco, e isso tem sido prejudicial à saúde dessas mulheres e dos bebês. Uma denúncia que chegou ao Legislativo curitibano relata que hospitais conveniados com o SUS têm negado a presença das doulas nas maternidades, descumprindo a norma em vigor na Capital de todos os paranaenses.

WhatsApp Image 2021-09-20 at 21.07.08.jpeg
WhatsApp-Image-2019-03-14-at-17_24_06-30.webp
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok
destaque-sua-empresa-na-internet.png
bottom of page