top of page
WhatsApp Image 2022-08-16 at 08.49.01.jpeg

SUSTENTABILIDADE

  • Foto do escritor: Stallone Ribeiro
    Stallone Ribeiro
  • 11 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de ago. de 2022


ree

Além da Educação e Infraestruturas, precisamos desenvolver a Sustentabilidade para Melhorar Nossas Cidades, Nosso Paraná e Nosso Brasil. Precisamos de um Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, não degradante ou poluidor, pois Economia Verde, Limpa, Renovável, Sustentável e Lucrativa é Possível!

Aqui seguem 6 propostas para elevar a Sustentabilidade. Estas propostas podem se desenvolver em projetos de Leis, indicações e emendas parlamentares, em parcerias com Governo Federal, Estadual, Municípios ou PPP (parcerias público privadas).


1 - Energia Solar em todos os Prédios Públicos para economizar e elevar Sustentabilidade. Precisamos de Painéis Solares em todo prédio público para gerar Energia Limpa, barata e Sustentável, todo prédio público deve ter geração de energia solar em seu telhado. Todo prédio privado deve ter incentivo a usar energia solar. Além de gerar mais Energia, todos ganham com redução dos impactos das energias fósseis, sujas e não renováveis. Economia Verde, Limpa, Renovável, Sustentável e Lucrativa é Possível!


2 - Coleta e Reaproveitamento das Águas das Chuvas em Todo Novo prédio Público para evitar racionamento, revezamento e reduzir o consumo da distribuidora. Todo prédio privado deve ter incentivo a usar coleta e reaproveitamento das águas pluviais.


3 - Regulamentar Águas Subterrâneas para garantir Abastecimento. Há uma corrida acelerada para furar poços em residências, condomínios, indústrias e espaços rurais. A exploração das águas subterrâneas é crescente, porém a reposição via infiltração das chuvas é lenta. Por isso há que se regulamentar e monitorar o uso das águas subterrâneas para evitar contaminação ou exaurir as reservas dos aquíferos que abastecem rios, lagos e abastecem cidades, florestas e nossa Natureza.


4 - Combate Preventivo a Erosões, especialmente na Região Noroeste do Paraná onde ocorre o Arenito Caiuá. A região arenosa, com chuvas abundantes tem causado erosões em solos desprotegidos, íngremes, desmatados ou com urbanização mal planejada. Monitorar, corrigir e prevenir as erosões vai nos trazer segurança e evitar prejuízos econômicos como perder solos férteis e produtivos, perder florestas ou perder espaço urbano como ruas e residências em áreas próximas ou sujeitas a erosões.


5 - Dar Incentivo Fiscal a Estabelecimentos que usarem painéis solares e captação de água das chuvas. A arquitetura e engenharia de construção civil tem contribuído muito com prevenção das degradações ambientais e economia sustentável. Para obras residenciais, comerciais, industriais, agropecuárias ou de serviços, precisamos dar incentivos para continuarem sustentáveis e que o bom exemplo se multiplique. Projetos como IPTU Verde, ou ICMS Ecológico podem ser revertidos em descontos de impostos a estes projetos concluídos e comprovados efetivamente sustentáveis.


6 - Ar Condicionado em Todas as Salas de Aulas de Escolas Públicas via Painéis Solares. Escola Climatizada é aprender Mais e Melhor! Salas de aulas cheias de alunos com climas quentes geram muito desconforto a qualquer pessoa e atrapalham a aprendizagem. Alguns ventiladores barulhentos não resolvem. Precisamos de Salas de Aulas Climatizadas, especialmente na região Noroeste do Paraná onde o clima é mais quente. Salas de Aulas Climatizadas vão facilitar a aprendizagem ser maior e melhor. Precisamos melhorar o "Clima de Aprendizagem" e com Painéis Solares a energia será limpa, renovável e sustentável.


Este é o terceiro grande tema que lhes apresento agora em Julho de 2022. Nos próximos dias, além da Educação e Infraestruturas, aqui temos a Sustentabilidade e nos próximos dias teremos Empregos e Negócios, Saúde e Segurança.

Leia, comente, curta, compartilhe e dê sua opinião:


Que Toda Criança tenha um Lar. Que Todo Jovem tenha Escola. Que Todo Adulto tenha Emprego. Que Todo Idoso tenha Companhia. E que Ninguém, jamais tenha Fome!

Vamos Humanizar nossa Sociedade!

Comments


bottom of page