top of page
  • Simony Ornellas Thomazini

Do drama rubro-negro a glória tricolor: São Paulo vence Flamengo e tem vantagem para o jogo de volta

No jogo de ida pela Copa do Brasil entre Flamengo 0 x 1 São Paulo neste domingo (17) cada torcedor sentiu e assimilou essa decisão de maneiras opostas. O torcedor rubro-negro, no início do jogo, apesar da má fase de seu time, se sentia mais calmo, talvez até, mais confiante, pois, estão acostumados a participar das decisões mais importantes dos torneios do país, bem como fora dele. Por outro lado, o torcedor tricolor sentia-se mais apreensivo, nervosos, porque não disputam finais com a mesma, ou, maior frequência que seu adversário. E, especificamente, nesta competição, além do título inédito, é apenas a segunda final enfrentada desde 2000 quando foi derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro.

Imagem: Esporte News Mundo


Nos 10 primeiros minutos, assistimos a um jogo equilibrado e sem perigo para ambos os lados, mas aos 15 minutos já se começa a delinear aquilo que seria dominante no restante da partida: um Flamengo nervoso em campo que abusava de ligações longas e pouco efetivas, um time sem harmonia tática, intensidade e velocidade, sem entrosamento, uma equipe irreconhecível daquela de Dorival na final em 2022, como se ali, em campo, estivesse outro elenco. O time rubro-negro, com jogadores acima da média, jogando no Maracanã numa decisão de final da Copa do Brasil não causava nenhum incômodo ao seu adversário. Diante desse cenário, São Paulo era o dono da bola e jogava como bem queria.


Estava claríssimo que a estratégia de Sampaoli até aquele momento, no primeiro tempo, não estava dando certo. Gabibol sem nenhuma efetividade, Victor Hugo apagado no meio de campo. Era desesperador ao torcedor rubro-negro estar num jogo com recorde de maior renda entre clubes brasileiros assistir a um time que não conseguia trocar passes no campo rival, aparentemente mal treinado e, com tática inexistente. O São Paulo aproveitou essa fraqueza rubro-negra e explorou o lado direito com Wesley trabalhando diretamente na marcação.


O primeiro gol, como já era esperado diante do ritmo de jogo, veio do tricolor numa falha da defesa adversária que permitiu o cruzamento preciso de Nestor para o camisa 9, Calleri, que estava sozinho e colocou a bola no fundo da rede. Foi o 60º gol do atacante com a camisa do São Paulo, o 25º de cabeça e o 9º em mata-mata pelo clube paulista. Foi também o primeiro nesta edição de Copa do Brasil.


Final de primeiro tempo com 0 finalizações do Flamengo numa final de Copa do Brasil no Maracanã com ingresso caro, vaquinha da torcida, num ano que o torcedor rubro-negro teve uma série de frustrações e desapontamentos. O 2023 do Flamengo é um fracasso, e o reflexo disso está no campo, porém, com a assinatura da diretoria que precisa ser reformulada urgentemente!


Por outro lado, o São Paulo dominou perfeitamente o ritmo de jogo mantendo a calma, aproveitando contra-ataques e tendo uma zaga efetiva com Beraldo e Arboleda em seus mais altos níveis, além de um ataque preciso. Assistimos a um São Paulo que se entregou em campo, foi inteligente e sai do Maracanã com condições reais de levantar a taça da Copa do Brasil pela primeira vez. Presenciamos um time da superação, um clube que se reergueu diante das dificuldades do passado e, fez com que seu torcedor sonhasse com a glória de um título inédito.


Será que iremos assistir a maior ‘vingança’ da história do futebol mundial? Quem poderia imaginar tanto entretenimento de uma história que começou a ser escrita neste primeiro jogo da final da Copa do Brasil? Será que Dorival Júnior se consagrará em cima de seu time antigo clube, e colocará o seu nome na história tricolor? Qual será o desfecho desse confronto histórico? A decisão entre São Paulo x Flamengo acontecerá no próximo dia 24 de setembro no Morumbi.




Simony Ornellas Thomazini




ornellasthomazinisimony@gmail.com

bottom of page