top of page

Hidrelétricas

Nem tudo poderia ser perfeito, principalmente quando se trata de geração de energia. Existem vários problemas associados à geração de energia hidrelétrica. Toda a área escolhida para a construção da usina precisa ser alagada, desapropriando os habitantes e acabando com a vegetação. O rio que provocará o alagamento tem seu fluxo modificado, o que pode alterar os níveis de oxigênio na água. Dito isso, a vegetação que cresce perto de suas margens é prejudicada.

Embora a usina por si só não produza gases poluentes, a vegetação submersa após o alagamento gera um alto nível de metano enquanto decompõe. A concentração de água no reservatório provoca mudanças climáticas, alterando os regimes de chuva. Ademais, nos períodos de seca, ou seja, de baixo nível de água no reservatório, a produção energética cai, aumentando o preço pago pelo consumidor final.

O desmatamento causado pela instalação das usinas hidrelétricas pode gerar desequilíbrios ecológicos, prejudicando a vida animal da região. O nível do reservatório pode variar não só com as épocas de chuva, mas também com a demanda energética. Assim, não apenas a vida terrestre é prejudicada, como também a vida aquática, de forma que as espécies de peixes e de plantas aquáticas do local são perdidas.

Resumindo, dentre as principais desvantagens da energia hidrelétrica, temos:

  • a realocação da comunidade local;

  • o desmatamento;

  • a produção de metano pela vegetação submersa que entra em decomposição;

  • as mudanças climáticas e no regime de chuvas;

  • a alteração do curso e do nível dos rios, prejudicando a vida aquática;

  • o aumento do preço para o consumidor final em períodos de seca;

  • a instabilidade no ecossistema, podendo destruir a fauna e a flora regional.

Há estudos para minimizar os impactos ambientais e alguns já foram postos em prática, como no uso das chamadas “Usinas de fio d’água” ou das “Pequenas Centrais Hidrelétricas”. Todavia, uma simplesmente para seu funcionamento em épocas de seca. A outra possui baixa eficiência energética. Ainda assim, é necessário o incentivo à pesquisa, pois este é um caminho que garante uma relação menos danosa entre nós e o meio ambiente.

Fotos desta Página: Anderson Theodoro

WhatsApp Image 2021-08-12 at 10.30.15.jpeg

Patrocinadores

bottom of page