top of page

Cinturão Verde e o Inédito Plano de Manejo, Agora OnLine!


Conforme histórico legal do nosso Parque Cinturão Verde, em Cianorte, foi criado pela Lei 2067 de 28/4/2000 e esta Lei entrou online já na internet no dia 30/7/2015. São hoje 21 anos de nosso Parque Cinturão Verde.


Em 2008, o Plano de Manejo do Parque Cinturão Verde, foi concluído pela UEM através de detalhada pesquisa científica multidisciplinar em um documento de 578 páginas divididos em 6 partes: I- Contextualização, II- Análise Regional, III- Análise da Unidade de Conservação, IV- Planejamento, V- Projetos Específicos e VI- Monitoria e Avaliação.


O Plano de Manejo visa levar a Unidade de Conservação a cumprir com os objetivos estabelecidos na sua criação; definir objetivos específicos de manejo, orientando a gestão da Unidade de Conservação; promover o manejo da Unidade de Conservação, orientado pelo conhecimento disponível e/ou gerado (ICMbio).


O Decreto 34 de 1/3/2010 aprovou o Plano de Manejo do Parque Cinturão Verde de Cianorte, 2 anos após a conclusão do estudo científico pela equipe especializada da Universidade UEM de diferentes centros de ciências e departamentos cientificos. Já o texto digital entrou online na internet em 23/2/2015...


Porém o mais estranho é que hoje, 21 anos após a criação do Parque Cinturão Verde, 13 anos após o primeiro Plano de Manejo do PCVC ser concluído e após 6 anos da aprovação definitiva do documento essencial para conhecimento, educação ambiental, preservação e desenvolvimento da floresta e desenvolvimento urbano, rural e social de Cianorte, ele ainda não está disponível nos sites da Prefeifura, Câmara Legislativa, Secretarias ou Divisões públicas municipais.


Ainda mais curioso, nenhum site de internet público ou privado, de Cianorte, do Paraná, Brasil ou Mundo tem o Plano de Manejo do Parque Cinturão Verde disponível...


Não tinham até agora!


Nós do site Parque Cinturão Verde

(www.parquecinturaoverde.com.br)

conseguimos garimpar e encontrar a agulha no palheiro, o grão de areia do deserto, a gota d'água do oceano, o talismã da Preservação e o maior e mais importante documento para proteção e desenvolvimento do nosso Cinturão Verde e de nossa Cianorte!


Para informações, planejamentos, investimentos e pleno desenvolvimento de Cianorte, o Plano de Manejo do Parque Cinturão Verde está aqui disponível, gratuitamente, 24 horas por dia 7 dias por semana e para sempre!


O site é um presente a Cianorte onde as maravilhas bióticas (fauna e flora) e abióticas (geologia, hidrografia, clima ...) da nossa Natureza estão disponíveis para conhecer, entender, curtir, comentar e compartilhar com todos. Tanto a Educação Ambiental, quanto materiais de apoio ao desenvolvimento econômico, urbano, rural, ambiental e social com Sustentabilidade!


Esperamos ajudar nosso Cinturão Verde ser cada dia Melhor e contribuir com o entendimento e planejamento, destacando suas qualidades e apontando problemas e caminhos de soluções com diálogo aberto a todos!


E aí? O que você sabe sobre o Cinturão Verde? Quer saber mais? Acesse aqui!

@profsta ♻️ #profsta

bottom of page