top of page

Cinturão Verde: por fora bela viola, por dentro pão bolorento

Aida Franco de Lima – Professora. Dr.ª e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Jornalista e Especialista em Educação Patrimonial (UEPG - PR); Guia Especializada em Atrativos Turísticos Naturais (SENAC - EMBRATUR);Técnica em Vestuário (CEEP - PR); escritora (Série: Guardador de Palavras da Gabi).


IMPORTANTE: Vale ressaltar que a tal pinguela foi retirada sim pela Prefeitura, porém, para quem tem dificuldade de interpretar um texto, é importante esclarecer que a ponte improvisada não é o único foco. E por isso o título: por fora o Parque tem uma aparência, mas por dentro, ele está comprometido pelo descaso de quem o gerenciou desde a sua criação em Lei. É urgente que a Lei seja levada em consideração e que o Parque tenha um gestor capacitado, concursado, para olhar unicamente para esse patrimônio natural e colocar em prática seu Plano Diretor.


O Parque Municipal do Cinturão Verde de Cianorte, que irá completar 21 anos no próximo dia 28, é uma Unidade de Conservação e, para tanto, há toda uma legislação que diz o que pode ou não ser feito em um local assim. Não é permitido criar galinha, jogar lixo, desovar ninhadas de cães e gatos e muito menos animais mortos, criar porcos, plantar café ou horta, abrir avenidas ou mesmo construir ‘pinguela’ para cortar caminho dentro do Cinturão Verde só porque alguém assim o deseja. Há leis que regem o Parque e as leis estão aí para que sejam respeitadas. “Ah, mas não pode fazer nada lá não?”. Pode sim. O Parque pode e deve ser ‘usado’ para preservação da floresta, inclusive seus leitos de água, e os animais; desenvolver pesquisas científicas e de educação. Qualquer intervenção dentro do Parque não pode ser feita na base da gambiarra e muito menos do ‘jeitinho brasileiro’. Porém, não é isso que tem ocorrido no Cinturão Verde, e nesse caso aqui citado, ambientado no módulo conhecido como Corujinha, conforme narra documento da Brigada Florestal.

Ponte ou 'pinguela' improvisada em trecho do Rio Corujinha (Foto: Divulgação)


O fato é que a atual administração da Prefeitura de Cianorte herdou um emaranhado de problemas e está com, mais, um ‘pepino’ para resolver, que nada mais é que fruto da negligência que foi reservada ao Parque Municipal do Cinturão Verde desde a sua criação. Trata-se de uma ‘pinguela’ construída ilegalmente nos limites do módulo Corujinha, utilizada por trabalhadores de duas empresas da região, que usam o local como atalho.


Comments


CONTATO

Fale com a gente e ajude-nos a manter nosso Parque vivo!

Mande sua mensagem nos informando sobre alguma irregularidade dentro do Parque ou em seu entorno ou nos informe sobre suas dúvidas ou questionamentos, em breve nossa equipe lhe dará um retorno.

Obrigado por sua mensagem!

(44) 9 9721 1092

logo_cianorte-removebg-preview.png

Rua da Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR

  • Facebook ícone social

© 2021 - Por: www.parquecinturaoverde.com.br - Todos os direitos reservados

bottom of page