top of page

O Despertar da Natureza: Cinturão Verde Acordou!


Germinado por éons, eras geológicas e períodos de milhões de anos, passando por meteoros, vulcanismo, desertos, deriva continental e glaciações, uma floresta tropical, úmida, que abraça todo o Litoral de Norte a Sul, da areia da praia ao alto das montanhas que de tão velhas e desgastadas se tornaram serras ao lado do mar, serpenteada por rios como veias em um ser vivo, e por isso riquíssima em biodiversidade com centenas de milhares de espécies de Fauna e Flora desde peixes, micro-organismos, plantas, anfíbios, répteis, aves, mamíferos e até humanos levamos um susto!

Civilizações, colonização, extrações da pele e da carne retiraram madeira como cortar pelos e cabelos, deceparam a carne com escavações e minerações, agropecuária, indústrias e urbanização a mutilaram severamente...

Mas como todo ser elemental, quase uma divindade celestial, apesar da grave destruição de 97% e seu corpo original, ela permanece!

Como metamorfose é um de seus talentos, além de mudar de cor, forma e tamanhos conforme as situações climáticas, econômicas e místicas, suas identidades secretas variam de Floresta Latifoliada Tropical, Floresta Ombrórila Mista, Floresta Decídua e Semi-Decídua, ou aqui, ao lado de nós, usa o discreto nome de Parque Cinturão Verde!

Batizada em 2001, sobre "telepatia secreta", a grande mãe Natureza tolerou trocas econômicas, desmatamentos, queimadas e cicatrizes como erosões para preservar seu Corpo Principal e agora, renasce sobre a proteção de seus dependentes do ar, água e carne como frutas, flores, comidas e Vida!

Apesar de renascer protegida, a ameaça nunca acaba. Por isso, ainda em fase de reconstituição gradual ela se forçou a chorar e convocar novos braços, pernas, corpos, mentes e pessoas para contribuir e se regenerar. E por isso estamos aqui.

Agora temos um site, isso, um sistema de software 100% abstrato que transforma zeros e uns em cores, formas, letras, imagens e sons para somar esforços de proteção e regeneração da nossa grande mãe Natureza que aqui denominamos Parque Cinturão Verde!

Este site conta a história do refúgio de Mata Atlântica sob a identidade secreta do Cinturão Verde em uma linguagem neolatina e informatizada.

Como bom sistema, fragmentado em Abas e Menus com divisões e descrições semelhantes a uma Escola onde se conhece, aprende e evolui a cada fase até a formatura e uma nova fase se desenvolve. Por hora, segue a fase da Informação.

O Parque Cinturão Verde "ponto com ponto Bê eRRe" tem todas as informações que você precisa para conhecer, entender, divulgar e ajudar a proteger nosso maior patrimônio ambiental, natural, histórico e social, a nossa Floresta, Nosso Parque Cinturão Verde!

Aos poucos, com ética, ciência e diálogo imparcial, vamos apresentar as maravilhas biótico e abióticas de nossa mata e da mesma forma, apresentar os problemas e desafios para juntos, encontrar as melhores soluções que permitam a Vida em Plenitude.

Como todos sabemos, Floresta denominada aqui Parque Cinturão Verde, segunda maior floresta urbana do Brasil, maior do Paraná, hotspot de biodiversidade vegetal e animal e que traz recursos como ICMS Ecológico de quase R$3 milhões de Reais por ano a nossa Cianorte, é uma Riqueza que nos dá alta Biodiversidade, potencial Turístico, Rentabilidade econômica e prova que Humanidade, Desenvolvimento e Sustentabilidade são possíveis juntos!

Clique, conheça e ajude a proteger o Nosso Maior Patrimônio:

@profsta ♻️ #profsta

bottom of page